Qual é o telefone do Ministério do Trabalho + outros tipos de contato?

Você está em busca do telefone do Ministério do Trabalho? Então você poderá conferir essa e outras informações nesse conteúdo! Mas, vale notar que o Ministério do Trabalho não existe mais, agora é o Ministério da Economia.

Portanto, para saber mais sobre o assunto é como entrar em contato, basta continuar lendo esse conteúdo!

Qual é o telefone do Ministério do Trabalho?

Qual é o telefone do Ministério do Trabalho

O Ministério do Trabalho foi um ministério do governo do Brasil, reestruturado pelo governo do Michel Temer. No entanto, por volta de Janeiro de 2019, esse Ministério foi extinto, tornou-se então uma secretaria especial do Ministério da Economia.

Sendo assim, não existe mais o Ministério do Trabalho, pois o atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, acabou com o Ministério. Então, incorporou as suas atribuições ao que é hoje é o Ministério da Economia.

Caso você deseje entrar em contato o Ministério da Economia, basta conferir logo abaixo quais são os meios de contato!

1. Número do Telefone Ministério do Trabalho

Para entrar em contato com o Ministério do Trabalho, então deverá dirigir-se ao Ministério da Economia, que conta com uma central de atendimento. Através desse canal, pode-se resolver suas dúvidas e questões sobre o seguro-desemprego, leis trabalhistas, entre outros.

Dessa forma, basta ligar para o número: 158. As ligações feitas em telefone fixo daí grátis, já no celular uma tarifa é cobrada do custo de uma ligação local.

2. E-mail

Também é possível entrar em contato com o Ministério do Trabalho por meio de seu e-mail. Além dele, também tem o chat da Secretaria do Trabalho, através do site oficial do governo federal.

Se deseja alguma informação, orientação ou sanar qualquer tipo de dúvida a respeito das leis trabalhistas, envie um e-mail para a Superintendência Regional do Trabalho de seu estado: trabalho.(uf)@mte.gov.br

Lembre-se de trocar o (uf) 0ela sigla do estado onde você mora. Como por exemplo, se você for de São Paulo, é só digitar “trabalho.sp@mte.gov.br

O que fazer quando não me atendem?

O que fazer quando não me atendem

É normal que algumas pessoas tenham certas dificuldades de entrar em contato com o Ministério do Trabalho, no Reclame Aqui há várias reclamações. Porém, não há outro meio além do número 158, se não conseguir de primeira, continue tentando.

As alternativas é enviar um e-mail para o Ministério do Trabalho ou então entrar em contato através do site do governo.

Como fazer uma reclamação?

Se estiver tendo problemas com o Ministério do Trabalho e queira deixar uma reclamação sobre, é só entrar em contato com a ouvidoria do MTE. Todas as empresas que recebem denúncias, são investigadas sob sigilo, mantendo a sua identidade anônima.

Independente de qual seja a função ou cargo, todos os trabalhadores devem ser contemplados com seus benefícios, tais como:

  • Férias;
  • Horas extras;
  • Adicional noturno;
  • Entre outros.

Para proteger esses direitos, criou-se o Ministério do Trabalho, mas no atual governo, todas essas questões são vistas direto com o Ministério da Economia. Porém, ainda assim é possível contatar o Ministério do Trabalho.

Sendo assim, para tirar qualquer dúvida ou fazer alguma reclamação a respeito das leis do trabalho, é só ligar para o número 158 e escolher qual o assunto da ligação, para receber maiores orientações.

Por meio desse número, é possível que trabalhadores, empregados e qualquer outra pessoa tire suas dúvidas a respeito do assunto. O meio é mais simples que ir até uma unidade das Superintendências Regionais do Trabalho do Ministério da Economia.

Central Alô Trabalhador 158

Essa central telefônica 158 Alô Trabalhador surgiu com o objetivo de tornar mais prático a vida do trabalhador. Através desse número, ele poderá resolver as suas questões ou buscar por orientação referente alguma dúvida.

Como dito acima, após ligar para o número, basta escolher qual o assunto que irá tratar, para assim receber instruções. Essa Central de atendimento é um canal de comunicação direto entre o cidadão e o poder público.

Esse número funciona em todo o país e é possível acessar algumas informações úteis, como por exemplo:

  • Seguro-desemprego;
  • CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados);
  • Legislação trabalhista;
  • Programa de Integração Social (PIS);
  • Entre outros.

Essa ligação é grátis de qualquer telefone fixo, mas caso ligue de um celular, então terá que pagar uma taxa. Além disso, o número funciona entre as 7h até às 19h.

Dessa forma, se tiver com alguma dúvida a respeito do trabalho, basta contatar o número 158 para que você possa sanar todas as suas questões e dúvidas, de forma rápida e prática.

Em suma, o telefone do Ministério do Trabalho é útil frente a problemas ou tenha dúvidas com relação ao trabalho. Como você pôde ver nesse conteúdo, é só ligar para o número e aguardar.

Por fim, o que achou desse conteúdo? Foi útil para você? Ainda tem alguma dúvida sobre? Então não esqueça de deixar o seu comentário!

Veja também: “o que é e como funciona o Uber Elas”.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
DMCA.com Protection Status

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.