Qual a finalidade do seguro educacional?
Afinal, para que serve o seguro educacional? De fato, o mundo está cheio de possíveis seguros para contratação.
Outro extremamente famoso é o seguro educacional, feito de maneira simples para aquelas pessoas que estão estudando, seja em creches ou até universidades. Isso irá garantir o pagamento das mensalidades em caso de dificuldades financeiras.
Existem vários planos com objetivos diferentes, a cobertura é algo que varia bastante. De um modo geral sua finalidade é apenas gerar um suporte para pagamento das mensalidades em caso da morte dos responsáveis ou também doenças e perda de emprego.
É uma modalidade bem diferente, por isso exige uma atenção especial e aqui poderá ver porquê é tão importante considerar esses pontos antes da contratação. Veja mais detalhes a seguir.
Para que serve o seguro educacional
Então vamos lá, para que serve o seguro educacional? Ele garante o pagamento da mensalidade na educação particular, desde que sejam seguidos alguns critérios antes e depois da contratação. Ele também pode se adaptar ao pagamento em colégio normal e também em universidade, com isso qualquer dificuldade financeira pode ser sanada.
As instituições oferecem esse serviço e quase sempre custa cerca de 1% a 2% da mensalidade total do aluno.
Esse valor, no entanto, pode variar de acordo com o tipo de contratação do seguro educacional, por isso é tão importante fazer a contratação com uma ideia que seja efetiva.
Para quem serve esse seguro?
Sobre para que serve o seguro educacional, ele é feito para alguns tipos de público, apesar de quase todos os estudantes conseguirem fazer a contratação.
De certo modo, se possui uma estabilidade financeira boa, não vale a pena pagar mais 1 ou 2% a mais do valor da sua mensalidade.
Dessa forma, podemos considerar que os seguintes tipos de aluno devem fazer a contratação:
Grandes mensalidades
É importante que aquelas pessoas que pagam grandes mensalidades tentem se livrar do perigo de não terminar o curso.
Com o seguro educacional a sua mensalidade poderá ser paga em caso de desemprego, por exemplo, ou pela morte dos responsáveis.
É uma boa opção para seu filho ou para você que é estudante e não deseja se preocupar com suas mensalidades caso algo assim ocorra. Nesse caso vale a pena considerar porque lhe dará tempo para se organizar e voltar a pagar as mensalidades.
Em certos casos, uma mensalidade de faculdade pode chegar a R$ 8.000,00. Não é interessante fazer isso porque pode piorar bastante seu quadro.
Instabilidade financeira
Outra questão interessante para se debater aqui é quanto a instabilidade financeira e isso acontece bastante. Em certos casos profissionais como autônomos não conseguem gerar uma mesma quantidade de dinheiro de forma mensal e isso pode atrapalhar bastante caso exista a necessidade de pagar a mensalidade de uma escola, por exemplo.
Atualmente, com um cenário de crise, mais e mais pessoas estão no mercado se tornando autônomos e muitos entram com pouca estabilidade financeira.
Para que serve o seguro educacionalO seguro educacional pode dar uma mão para que termine seu curso sem nenhum problema!
Estudantes que pagam seus cursos
Outro caso é quando os estudantes pagam suas mensalidades. Algumas apólices incluem prazos para término de estágio, enquanto o valor não é cobrado. Além disso, corre risco de abandono de emprego e outros fatores que podem influenciar no bem estar financeiro.
Buscar a empresa certa faz grande diferença na hora da contratação do seguro ideal.
Como funciona o seguro Educacional da Estácio?
Se aplica em diversos momentos, sobre várias circunstâncias. Esse é o caso de:
- Morte Natural do responsável;
- Morte Acidental do responsável;
- Invalidez do responsável;
- Desemprego, tanto do estudante como do responsável.
Isso deve ser o suficiente para que entenda como é importante lidar com o seguro educacional para ter bons resultados.