Caixa Tem CPF já existe: veja o que fazer se a mensagem aparecer

Caixa Tem CPF já existe: veja o que fazer se a mensagem aparecer

Você foi cadastrar-se no Caixa Tem e apareceu a mensagem “CPF já existe”? Então veio ao lugar certo! Muitos usuários já relataram esse mesmo problema com o app da Caixa e não sabem como prosseguir.

Caso você também esteja passando por essa mesma situação, então não há com o que se preocupar! Basta continuar lendo esse conteúdo para saber o que fazer.

Mensagem de “CPF já existe” no app Caixa Tem

Mensagem de “CPF já existe” no app Caixa Tem

O Caixa Tem é um app da Caixa Econômica Federal, que foi criado com o intuito de gerenciar a conta poupança social digital e os depósitos dos benefícios sociais. Isso inclui o recebimento do FGTS e o auxílio emergencial.

Muitas pessoas que estão se cadastrando agora na plataforma, estão tendo certos problemas para concluir o cadastro. Isso porque, é exibido a seguinte mensagem no Caixa Tem: “CPF já existe”.

Então é provável que alguém já esteja usando o seu CPF e outros dados pessoais no app. Isso significa, que alguém fraudou a sua conta, mas a boa notícia é que você pode confirmar para saber se, de fato, é verdade, ao tentar recuperar a senha no app.

Se aparecer algum e-mail para recuperar a senha, então quer dizer que alguém usou mesmo os seus dados para roubar os benefícios do governo. Esse tipo de fraude tem sido cada vez mais comum nos dias atuais.

Por isso é essencial ficar sempre atento e saber como prosseguir caso isso tenha acontecido com você.

Como cadastrar CPF no Caixa Tem?

Para cadastrar o seu CPF no Caixa Tem é bem simples e rápido, basta seguir os passos logo abaixo:

  • Em primeiro lugar, instale o app do Caixa Tem em seu celular;
  • Abra o app e selecionar a opção “Entrar”;
  • Faça o seu cadastrado, informando os dados pessoas solicitados;
  • Crie uma senha, que deve conter pelo menos 6 números. Para manter a segurança, não use os mesmos números do CPF, data de nascimento e nem repetições em sequência;
  • Após criar a senha e confirmar que não é um robô, então você irá receber um e-mail de confirmação;
  • Clique no link para confirmar o seu cadastro e abra de novo o Caixa Tem;
  • Faça o seu cadastro e valide o seu celular por meio de um código via SMS;
  • Digite o número do código recebido e nomeie o seu celular;
  • Feito tudo isso, você já poderá começar a usar o app do Caixa Tem para receber os seus benefícios, entre outras funções.

O que fazer quando meu CPF já existe no Caixa Tem?

O que fazer quando meu CPF já existe no Caixa Tem

Se tentou se cadastrar no Caixa Tem, mas o app informou que o CPF já foi cadastro, saiba que isso acontece quando alguém já se cadastrou com seus dados, ou seja, tentou roubar o seu benefício.

Portanto, no aplicativo toque na opção Preciso de Ajuda, e depois em Desejo trocar o e-mail de cadastro. Tente alterar o e-mail cadastrado, se não der certo, então é necessário entrar em contato com a Caixa Econômica Federal para saber melhor como proceder.

1. Ligar na Caixa Econômica

Caso não tenha conseguido fazer o seu cadastro no Caixa Tem porque já existe uma conta em seu CPF, então ligue imediatamente para a Caixa Econômica. Informe a situação para os atendentes, para que eles tentem resolver essa situação da melhor forma.

Não esqueça de deixar separado os seus documentos, pois eles serão solicitados.

2. Ir até uma Agência

Se preferir, então você pode ir até uma agência da Caixa Econômica que fique mais perto de sua região. Lembre-se de levar os seus documentos, como por exemplo:

  • Comprovante de residência;
  • Carteira de identidade;
  • Certidão de nascimento;
  • CPF;
  • Certidão de casamento (se for o caso).

3. Fazer o cadastro de novo

Para cadastrar-se de novo, é preciso que você resolva primeiro a sua situação com a Caixa. Quando eles informarem que você já pode fazer um novo cadastro, então basta seguir os passos citados acima.

Alias, os usuários já cadastrados no app Caixa Tem, devem atualizar o cadastro por meio de seus celulares. Segundo o próprio banco, essa atualização tem como objetivo fornecer uma maior segurança, praticidade e outras vantagens aos usuários.

Esse processo pode ser feito dentro do app, então não é preciso ir até uma agência física para atualizar o cadastro. Para isso, é só acessar o app e selecionar a conversa “Atualize seu Cadastro”, logo na página inicial.

Então, é só seguir com as instruções, mandar uma selfie e uma foto de seu RG ou CNH, para ser analisado.

Conclusão

Se você recebeu a mensagem de que já existe um CPF no Caixa Tem no seu nome, então o que você deve fazer é entrar em contato com a Caixa. Na maioria das vezes, é alguém que fraudou os seus dados para receber o benefício em seu lugar.

Enfim, caso ainda tenha alguma dúvida sobre o conteúdo ou queira apenas compartilhar a sua opinião, então deixe um comentário!

Veja também: “como ter WhatsApp GB rosa” e personalize seu aplicativo de mensagens preferido!

Elisabete Dias

Deixe um comentário